Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas

Os 12 habitos das pessoas altamente produtivas

Confesso à vocês que tenho um pouco de aversão à livros sobre produtividade, mas não porque eu entenda que produtividade e hábitos não devam ser discutidos. É mais porque uma boa parte deles vem com soluções mágicas para meus problemas que o autor jamais soube. Então, tenho um pouco de receio.

Porém, sempre carrego a máxima de que a leitura enriquece o intelecto na maioria das vezes – digo na maioria porque existem livros que, sinceramente, eu não perderia dois minutos lendo. Quem sabe podemos conversar sobre isso mais pra frente.

Mas vamos voltar ao assunto, o livro Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas. No livro o autor tenta mostrar 12 hábitos de pessoas que ele acredita que são realmente são produtivas. E como eu achei interessante alguns tópicos, eu vou elencar todos e você decide o que quer seguir, beleza?

Vamos lá!

Se você quiser comprar o livro, compre por esse link: Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas: Aprenda a Produzir Mais, sem Stress e em Menos Tempo. Assim você ajuda o escritor e ajuda esse blog também!

Hábito #1: Trabalhe no ambiente perfeito

Aqui o autor indica que você trabalhe em um ambiente que proporcione concentração. Quanto mais distração, mais tempo você levará para fazer uma tarefa, pois sua mente deverá se concentrar inúmeras vezes para uma simples tarefa. Portanto, feche a porta do escritório, coloque um fone de ouvido em um instrumental e manda bala no que você deve fazer.

Hábito #2: Siga a sua agenda (não a dos outros)

Sério, não tem problema se a agenda dos outros não cabe na sua. Você não precisa seguir a boiada, pode focar no que você tem que fazer e pronto. A sua agenda é de extrema importância. É ela que vai te mostrar que seu trabalho está trazendo resultados.

Pela manhã, é interessante que você nãodê muita atenção aos e-mails pessoais ou às redes sociais (sério, rede social acaba com a produtividade). Foque nos seus compromissos, pois eles trarão resultados, te deixarão feliz e consequentemente você utilizará melhor seu tempo.

Hábito #3: Seja imperfeito

Feito é melhor que perfeito. Permita-se errar. O erro não mata, mas a perfeição pode matar – pelo menos pode matar a produtividade.

Se você tentar fazer as coisas muito perfeitinhas, tentar excluir todos os erros, para depois mostrar pro público, provavelmente você cairá na “procrastinação não intencional“, que nada mais é que um estado onde você não produz nada, pois existe gente melhor que você naquela tarefa.

E no fim, você adiou, adiou e adiou para se preparar, que chegou em um ponto que você decide não fazer mais nada.

FAÇA! E depois corrija, se necessário – sempre é né, convenhamos.

Hábito #4: Desconecte-se durante suas pausas

Quando você for dar um tempo, uma pause, se desconecte. Saia do mundinho virtual e vai dar uma volta, andar na sua rua, na frente do escritório, vai fazer alguma coisa que não precise de internet, por favor.

Hábito #5: Foque em suas habilidades

Aprenda coisas das mais diferentes áreas, é importante, mas foque bastante naquilo que você realmente sabe fazer. Se você sabe cozinhar, foque seus esforços mais que tudo em aprender sobre cozinha.

Hábito #6: Seja “uni-tarefa”

Aquele grande mito das pessoas que conseguem fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo. Como diz aquele vídeo: “Cê é o bichão memo, em véi“. Gente, vamos para de acreditar que a gente consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo!

A verdade é que quando você faz duas coisas ao mesmo tempo, você faz mais devagar e mal feito. Se você der um passo bem dado, pode ter certeza de que você irá mais longe.

Hábito #7: Divida grandes projetos em “miniprojetos”

Um dos hábitos mais legais é a ideia de miniprojetos. Aqui você deve dividir suas tarefas em pequenos projetos – vou lhe explicar.

Suponhamos que você deseja escrever um livro. Por onde começar? Dividindo em miniprojetos!

Miniprojeto 1: Buscar as fontes que eu quero pro meu livro

Miniprojeto 2: Escrever o primeiro capítulo

Miniprojeto 3: Escrever o segundo capítulo

E assim por diante, até chegar ao final, à revisão, à publicação. E olha lá, você acaba de escrever seu próprio livro!

Clique aquie  compre o livro: Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas: Aprenda a Produzir Mais, sem Stress e em Menos Tempo. Assim você ajuda o escritor e ajuda esse blog também!

Hábito #8: Diga não

Diga não. Simples assim! Se você acha que vai magoar uma pessoa por dizer não, você pode pedir um tempo para pensar sobre o assunto, e então você diz a ela quando você lhe dará um retorno.

Depois que você pensar bem, você pdoe voltar à pessoa e dizer o motivo de você não querer o que ela ofereceu. A pessoa possivelmente te entenderá e ainda te agradecerá porque você ao menos separou um tempo para pensar sobre um assunto que nem era de sua preocupação.

Hábito #9: Defina prazos finais

Acredito que o escritor define esse tópico melhor que eu:

A grande verdade é que quando você tem muitos planos a serem realizados, a sua mente fica muito ocupada e trabalha no sentido de deixar a realização dos seus planos para depois. E este “depois” corre o risco de se transformar em “nunca”.

Defina suas metas e prazos. Só depende de você.

Hábito #10: Desestresse-se

Vai dar uma volta, meu amigo. Se você está ficando mal-humorado, com vontade de pular do barco, vai dar uma volta, espairecer! Se você se estressar, logo desistirá da sua ideia, do seu serviço, do seu negócio.

Hábito #11: Assuma compromissos publicamente

Não, não é pra ir na televisão e falar à 1 milhão de pessoas. Compartilhe seus objetivos e desejos com seus pais, amigos, parentes. Torne os seus compromissos públicos, pois sempre as pessoas te lembrarão daquilo que você queria fazer.

Se as pessoas te pressionarem um pouco, te questionarem, você provavelmente vai ter mais chances de realizar um projeto.

Hábito #12: Prometa recompensas

A primeira recompensa que você pode dar é pra mim, que fiz um resumão desse livro pra você. Brincadeira, amigo(a).

Prometa recompensar você mesmo pelas suas conquistas. Por exemplo: a cada miniprojeto, você pode se recompensar com uma ida ao Mc Donalds, ou uma ida ao cinema.

Ao final do projeto, você pode se recompensar com uma viagem, por exemplo.

Enfim, as recompensas estão na sua mão, você é quem decide!

Matheus, devo ler esse livro?

Eu creio que sim. É um livro bem curto na verdade, você consegue terminar ele em menos de duas horas eu acredito – a não ser que você leia como eu, anotando e fazendo mapas mentais.

Se você quiser comprar o livro, é só clicar na imagem e ser feliz! 🙂

 

Título: Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas: Aprenda a Produzir Mais, sem Stress e em Menos Tempo

Autor: Rogerio Job

Páginas: 43 páginas

Idioma: Português

Nota: ★★★ 3/5
Sinopse: É incrível a quantidade de realizações que algumas pessoas conseguem conquistar em um curto espaço de tempo mas você já pensou em se tornar uma delas? Pois, neste livro você aprenderá que os segredos dos grandes realizadores estão em seus hábitos diários. E a boa notícia é que cultivando os mesmos hábitos das pessoas altamente produtivas, você também terá uma alta produtividade e realizará muito mais em menos tempo.

Imagine como será sua vida quando você se tornar uma pessoa altamente produtiva…

Você terá mais tempo livre para fazer as coisas que sempre deixou para trás pela falta de tempo, não terá mais aquela pressão desagradável de quem está sempre atrasado com suas obrigações e finalmente sentirá a sensação de estar tranquilo, com a consciência de que trabalhou de forma inteligente e produtiva.