Heróis da Fé

Escrito por Orlando Boyer, o livro Heróis da Fé é um ícone no mundo cristão. Ainda mais em tempos sombrios como os que vivemos hoje, o livro nos reanima e nos mostra as coisas que Deus fez no passado e ainda pode fazer hoje.

Independente da religião que você acredita, eu acho que há espaço no meu site para falar de livros de religião também. Se eu posso falar dos mais variados assuntos, então vou falar de religião também.

O livro de Boyer nos faz lembrar e conhecer pessoas que foram ícones dos seus tempos, fazendo sempre o que eles acreditavam que era o que Deus mandava.

Jerônimo Savonarola: O Precursor da Grande Reforma (1452 – 1498)

Italiano e terceiro de sete filhos, Savonarola foi um dos precursores da Grande Reforma que viria a acontecer com Lutero. Tinha um medo infindável de Deus, vendo a este como um tremendo juíz que julgará todos os povos da terra. Era especialista em apresentar o Deus julgador para as pessoas, e por onde passava, seus sermões deixavam as pessoas em extremo terror, sentindo-se culpadas de seus erros.

Lembrando que se você quiser comprar o livro, você pode adquirir usando o link aqui do blog. Assim você me ajuda a continuar mantendo esse site: Heróis da Fé

Martinho Lutero: O Grande Reformador (1483 – 1546)

Esse foi o cara que iniciou o pensamento das igrejas protestantes e reformadas, pois se revoltara contra os falsos ensinos e contra a venda de indulgências (sim, eu acho que ainda hoje existem igrejas que vendem coisas parecidas com indulgências, mas vamos nos ater ao livro). Após o papa questioná-lo e exigir de Lutero uma retratação, ele foi à augusta assembléia determinado a defender até a morte a sua tese de que a Igreja Católica estava no erro.

Foi essa a ocasião que mais me marcou e que mais me fez acreditar que a verdade deve ser dita independente de quem esteja ouvindo:

“Se não me refutardes pelo testemunho das Escrituras ou por argumentos – uma vez que não creio somente nos papas e nos concílios, por ser evidente que já muitas vezes se enganaram e se contradisseram uns aos outros -, a minha conciência tem de ficar submissa à Palavra de Deus. Não posso retratar-me, nem me retratarei de qualquer coisa, pois não é justo nem seguro agir contra a consciência. Deus me ajude. Amém”.

Martinho Lutero também foi um grande defensor de que todas as pessoas deveriam ter o direito de ler e interpretar a Bíblia. E que o perdão era dado gratuitamente pode Deus, e não por indulgências.

Enfim, esse cara foi um grande homem. Alguém realmente digno de confiança.

Há também muitos outros homens, grandes homens, que o livro retrata. Abaixo escreverei o nome dos que são citados nos livros, mas sem um foco específico em cada um (quem sabe mais pra frente eu possa pensar em fazer algo assim, um por um).

  • Jhon Bunyan
  • Jhonatan Edwards
  • Jhon Wesley
  • Jorge Whitefield
  • Davi Brainerd
  • Guilherme Carey
  • Christmas Evans
  • Henrique Martyn
  • Adoniram Judson
  • Carlos Finney
  • Jorge Muller
  • Davi Livingstone
  • João Paton
  • Hudson Taylor
  • Carlos Spurgeon
  • Pastor Hsi
  • Dwight Lyman Moody
  • Jônatas Goforth

Ao ler, encontrei uma característica que era bem comum: que grande parte de todos esses Heróis da Fé – Cristã eram europeus, e boa parte era inglês!

Enfim, eu gostei muito de ler o livro até porque eu sou cristão e gosto de me inspirar em pessoas que fizeram a diferença em seu tempo e apresentaram o que eu acredito ser o evangelho verdadeiro, sem firula.

E o que, de certa forma, é triste, é que hoje eu vejo que a igreja comete os mesmos erros dos antigos. Infelizmente parece que a gente não aprendeu com os erros do passado, mas continua a cometê-los todos os dias.

Portanto, se você é cristão, é um livro que você deveria ler! Se você não, talvez seja bom você ler também. Querendo ou não, alguma lição você vai tirar desse livro, nem que seja de persistência.

Lembrando que se você quiser comprar o livro, você pode adquirir usando o link aqui do blog. Assim você me ajuda a continuar mantendo esse site: Heróis da Fé

Título: Heróis da Fé

Autor: Orlando Boyer

Páginas: 246 páginas

Editora: CPAD; Edição: 1ª (30 de janeiro de 2017)

Idioma: Português

ISBN-10: 8526312782

ISBN-13: 978-8526312784

Nota: ★★★★★ 5/5
Sinopse: Um dos maiores clássicos da literatura evangélica, o livro apresenta homens extraordinários que incendiaram o mundo e a cada capítulo uma história diferente, uma nova biografia. As verdadeiras histórias de alguns dos maiores vultos da Igreja de Cristo. Heróis como: Lutero, Finney, Wesley e Moody, dentre outros que resolveram viver uma vida de plenitude do evangelho.
“O soluço de um bilhão de almas na terra me soa aos ouvidos e comove o coração: esforço-me, pelo auxílio de Deus, para avaliar, ao menos em parte, as densas trevas, a extrema miséria e o indescritível desespero desses mil milhões de almas sem Cristo. Medita, irmão, sobre o amor do Mestre, amor profundo como o mar, contempla o horripilante espetáculo do desespero dos povos perdidos, até não poderes censurar, até não poderes descansar, até não poderes dormir.” (Carlos Inwood).
Esta obra contém as biografias de grandes servos de Jesus. Conheça a vida de pessoas verdadeiramente transformadas por Deus e que, por isso, servem-nos como exemplos de vida. Um estímulo para também buscarmos ser reconhecidos como verdadeiros Heróis da Fé.